Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Heineken, Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy) querem facilitar o acesso de pessoas e negócios à energia renovável, proporcionando descontos de até 20% na conta de luz para pessoas físicas, bares e restaurantes através do programa Heineken Energia Verde. Desde o seu lançamento, o programa já gerou 22 mil contratos, que são abastecidos por cerca de 140 mil placas solares e geraram uma economia de R$ 1,3 milhão para os seus clientes.

Iniciado em 2021, quando bares e restaurantes parceiros começaram a ter acesso a 100 MW de geração de energia solar e eólica, o projeto tem como meta alcançar 50% dos pontos de vendas, em 19 capitais, até 2030. Os pontos de venda podem se inscrever gratuitamente pela plataforma Heineken Energia Verde.

Para se inscrever no programa, o consumidor precisa fazer o cadastro de forma 100% digital, acessando a plataforma, com CNPJ/CPF e uma foto ou cópia da conta de energia. A participação é gratuita e, para ter acesso ao benefício, é necessário que o usuário comprove o valor médio mensal de R$ 200 em sua conta de energia. Após a adesão ao programa, o prazo estimado para conversão e fornecimento de energia verde é de 120 dias.

Além de o programa ser isento de taxas, não há fidelização por parte do consumidor, que tem liberdade sem ônus para desistir do programa a qualquer momento. O programa já está disponível para moradores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo (Interior e Litoral – CPFL Paulista), além do Distrito Federal. Para o restante do país, a Heineken projeta que o serviço esteja disponível até o final do ano. Até lá, é possível fazer um pré-cadastro no site do projeto.

O desconto é possível graças a uma compensação energética feita pelas empresas de energia Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy). Por meio de usinas de fontes renováveis como solar (sol), eólica (vento), biomassa (materiais orgânicos) e biogás (aterro urbano) é gerada uma carga de energia nos geradores, que direcionam a para a distribuidora local, responsável pela conexão com os endereços cadastrados no programa.